20 agosto, 2006

 

Guia NY

Fiz esse guia alguns anos atrás, e atualizo ele toda vez que alguém viaja pra minha querida NY e me pede dicas. Falta acrescentar fotos...

Logo abaixo, dicas dos lugares e programas mais novos e quentes da cidade. Sugestões de vários restaurantes e bares.

Mais pra baixo ainda, um guia bem completo, de 3 páginas, para imprimir e ler no avião...

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quando ir
- Julho/agosto é muuuuito quente e dezembro/janeiro é muuuuito frio. Em geral os meses de abril/maio e setembro/outubro são melhores.

O que fazer agora
- conhecer o novo Moma em Midtown
- lojas de dia e restaurantes/agito à noite no Meatpacking District - ESSENCIAL!!! (Quadrilátero na altura da 14st com 9th Ave -- aproveite e dê um pulinho no Chelsea Market, no coração do Meatpacking na 9th Ave)
- passear nos bairros característicos da cidade (So-Ho, Chelsea, Village, Midtown, Upper East/Upper West Side)
- passear no Central Park

Teatro
- Pra quem gosta de humor inglês, a peça Monty Python's Spamalot é uma das mais engraçadas que eu vi na vida. Tem o Dr. Niles do Frasier no papel principal. Muito recomendada
- As últimas novidades da Broadway são as peças Tarzan, Mary Poppins e Chorus Line
- Entre as peças em cartaz, minhas favoritas são Mamma Mia (mais novo e engraçadinho, com musicas do Abba) e as clássicas Rent, Beauty and the Beast, Lion King (linda, mais visual), Les Misérables, Phantom e Chicago
- Off Broadway, adoro o Blue Man Group, vale a pena! Bem na frente tem o restaurante Serafina's Downtown, se for em um, vá no outro! Serafina's: (393 Lafayette com 4st)

Restaurantes:

A BOA DA HORA: MEATPACKING DISTRICT
É o lugar mais quente da cidade no momento. Pra quem já conhece, leia sobre o mais hype ainda Lower East Side (eu pessoalmente prefiro o clima do Meatpacking e do SoHo).

- Morimoto, do ex-chef do Nobu (o lugar é fantástico e a comida gostosa e incrivelmente bem-apresentada), no nº 88 da Tenth Ave, entre 15st e 16st (212-989-8883)
- Buddakan (asiático lindo e enorme na 9th Ave, dos mesmos donos do Morimoto, super badalado, ótimo bar)
- Pastis (super novaiorquino e agitado, dos donos do Balthazar do SoHo)
- Vento (bem no meio do Meatpacking, "tapas italianas" boas para um almoço ou jantar descontraído)
- Del Posto (do Mario Batali, em frente ao Morimoto, veja abaixo)

DE CHEFS FAMOSOS
- Restaurantes do Mario Batali (gostei muito do Otto, italiano despretencioso com boas pizzas. O Babbo está sempre lotado, o Del Posto é chique e novo)
- Restaurantes do Jean-Georges Vongerichten (amo o Spice Market, no Meatpacking (13st) - serve comida asiática muito boa num ambiente maravilhoso, bom para ir em grupo. O Mercer Kitchen, no Hotel Mercer no Soho, e o Perry Street, no West Village, são bem badalados)
- Mix in NY, em Midtown, do chef Alain Ducasse (o mesmo do ótimo bistrot Benoît, em Paris. Fica na 58st entre 5a e 6a Ave).

NO NOVO PRÉDIO DA TIME WARNER
- O prédio fica na esquina sudoeste do Central Park e tem 2 bons e caros restaurantes: o italiano Per Se e o Steak House, do Jean-Georges, ambos pedem reserva com antecedência de meses. No subsolo, um almoço rápido no supermercado orgânico Whole Foods é uma boa.

OUTROS - JANTAR
- O novo Nobu 57 (na rua 57 mesmo, entre 5a e Madison acho) tá super badalado - japonês caro e bom
- O novo Le Cirque também (151 East 58st), mas é mais rebuscado e caro
- Modern, no Moma (chique, pra jantar ou almoço sofisticado em pleno Museum of Modern Art)
- Buddha Bar (agito garantido, comida e clima oriental noVillage: 25 Little West 12th st)

NO LOWER EAST SIDE
Pra quem já viu e reviu o Meatpacking e quer se aventurar no novo bairro da moda em NY

- WD 50 (50 Clinton St., between Stanton and Rivington Sts). O chef Willy Dufresne faz experiências na cozinha no estilo alquimista de Ferrán Adrià
- Falai (68 Clinton St. com Rivington) O chef Iacopo Falai faz massas delicadas e ótimas sobremesas
- Stanton Social (hot spot no Lower East, ótimo bar, pratos pra grupos - 99 Stanton Street)

MINHAS RECOMENDAÇÕES DE RESIDENTE NOVAIORQUINA:

- Hamburgueres: JG Melon, na 74st com a 3rd Ave.
- Pizza/massas/antipastos: Mezzaluna, ao lado do JG Melon (Upper East Side)
- Italiano para almoço rápido/despretencioso, gostoso e animado, muita gente bonita: Serafina's (5 endereços pela cidade, confira no site. Os melhores são em Downtown (na Lafayette) e Midtown (61 entre Madison e Park)
- Sandubas: Via Quadronno (73st e Madison) e Bread (na 20 Spring St entre Elizabeth e Mott, 212-334-1015).
(o Empório Santa Maria de NY é o Dean & Deluca: (vários endereços, o mais conhecido é o do Rockefeller Center e o mais legal é o do So-Ho, na Prince St) Bons sanduíches, muitos engravatados na hora do almoço.)
- Saladas: Terramare (65st entre Madison e 5a - café pequeno, gostoso, ótimo espresso)
- Vegetariano de raiz: Angelica Kitchen (2th St entre First and Second Aves) e Josie's (mais badalado, na 3rs Ave entre 37 e 38st)
- Peixes: tem 3 da mesma rede que eu gosto: o Atlantic Grill (3a com 76st) e o Blue Water Grill
- Japa: Haru (tipo Koi, animado. Existem 2, a gente ia no da 3a entre 76th e 77th) e Sushi of Gari (na época diziam que era o melhor da cidade. Fica em uptown).
- Carne: Peter Luger - (178 Broadway, Brooklyn) a carne mais macia que existe.
- Mexicano: Rosa Mexicano - mexicano fino. Bom. Existem dois: Vá no do west side (no Lincoln Center / Columbus Ave).

PARA ALMOÇAR...
Union Square Café (gostoso e sempre agitado, em plena Union Square. As mesinhas na calçada são disputadas a tapa nos dias bonitos)
- Rue 57: (57th e 6a Ave) minha salada preferida, com queijo de cabra quente...
- Balthazar: (So-Ho) um dos mais conhecidos restaurantes do So-Ho, bom para o brunch dominical.
- Felix Bistrô (340 West Broadway) Na minha época era o lugar descolado do So-Ho. Se ainda for, vale a pena ir no domingo, tem música e gente bonita.

E AS COMIDINHAS...
- Café da manhã francês: Le Pain Quotidien (63 e Lex, tbem no SoHo)
- Café da manhã american style: EJ's (3a c/ 73st - panquecas, french toast... ótimas e gigantes)
- Bagels: H&H Bagels: (46th St. at 12th Ave) os melhores da cidade.
- Café: Starbucks: tem em toda esquina. Se estiver quente, tome um Frapuccino. Se estiver frio, tome um white chocolate moccha....
- Lanche: o milho mexicano (na espiga com queijo) do Café Habana, em Nolita (17 Prince St. com Elizabeth St) - MINHA COMIDA PREFERIDA EM NY!
- Hot Dog: Papaya King, o melhor de NY fácil (ao lado do Gray's Papaya) (86 st bet 3rd & Lex )
- Doce: doughnut do Kripy Kreme (3rd Ave com 84st, vá no fim da tarde para donuts quentinhos.... AMO!)

Bares
- Pravda, em downtown (281 Lafayette St)
- PJ Clarke's, em midtown (55 e 3rd Ave - peça o hamburguer!)
- Bares dos hotéis Hudson, no Upper West (58st entre 8th & 9th Avenue), Gansevoort, no Meatpacking e Rivington, no Lower East
- Mc Sorley's (pub antigão em Alphabet City)
- Heartland Brewery (cervejaria bem americana) no nº 35 da Union Square

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GUIA COMPLETO DE NY
(Completo nada! Boa parte deste guia está desatualizada. Não inclui o Brooklin, fala pouco do Meatpacking e nada do Lower East Side...)

Bom, antes de tudo, recomendo comprar a Time Out da semana pra ficar por dentro do que tá rolando na cidade, desde restaurantes que estão pegando até vida cultural, teatro, exposições e museus.

Em termos de teatro, vale a pena a peça Mamma Mia, muito divertida, com uma história inventada a partir das músicas do grupo. Vale a pena também a apresentação do Blue Man Group (fica em downtown, você pode jantar no Serafina's depois) que é mais alternativo mas divertidíssimo.

Outra dica é comprar o guiazinho vermelho Zagat's de restaurantes. TODOS estão lá, com localização e critica. Tem um Zagat preto também de "nightlife".

Vale a pena pegar um domingão de sol no Central Park, onde rola todo tipo de gente, NY inteira vai pros shows ao ar livre no verão ou pro Great Lawn tomar sol. Sábado é dia de So-Ho.

TEATRO:
Broadway: Super falada e também minha favorita é a peça Mamma Mia. É o seguinte: 1) é superlotado (pelo menos era na minha época), geralmente impossível de achar lugar na véspera 2) é mais divertido que bonito. Mas é muito legal, dá um "up", todo mundo levanta e dança no final, e dá pra dar risada. MAS: é 100% feito com músicas do Abba, re-arranjadas numa ordem que faça sentido (daí criou-se uma história).
Minha segunda peça favorita é Cabaret, no Studio 54. A história é ótima, as músicas e danças idem. Fora que ver no Studio 54 dá uma ambiance que você não acha em nenhum outro lugar. (CONFERIR: ACHO QUE SAIU DE CARTAZ! Chuif). Ainda na Broadway, os clássicos são A Bela e a Fera, Rei Leão, Annie, Chicago, Phantom of the Opera, Fiddler on the Roof, Rent e Les Misérables.

Off-Broadway: recomendo muuuuito o Blue Man Group (compre antes!). É meio maluco, mas todo mundo ama e dá muita risada. O Stomp é um clássico, com o grupo de percussionistas tirando som dos objetos mais inusitados. Tem também o De La Guarda (que já veio pro Brasil). Meu conselho: vá em algum espetáculo off-broadway. No máximo você vai achar inusitado demais, mas vai ser inesquecível em todo caso.

Dica válida para todas as peças da Broadway: se vc não conseguir ingressos daqui, via Internet, sempre pode tentar na bilheteria do teatro (eles distribuem mapas na Broadway com todos os teatro e peças) ou na Tickets, balcão na Times Square que vende ingressos de última hora mais baratos, mas os lugares não são necessariamente bons e sempre, SEMPRE tem uma fila e-nor-me.

MUSEUS
Vá. Pelo menos no novo Moma. Eu também AMO o Museum of Natural History e o Metropolitan - vale a pena se informar antes pela Internet ou com a revista (ou site) da Time Out, principalmente para descobrir as exposições temporárias. Outros dos mais importantes são a Frick Collection e o Guggenheim.

TRANSPORTE
- COMPRE UM METROCARD para a duração que você for ficar - tipo o weekly unlimited vale MUITO a pena, custa uns 20 dólares e você pode usar ônibus e metro ilimitado por 1 semana. Com um mapa do metrô na mão você resolve o quebra-cabeça das ruas em um dia (estude as linhas no trem, é a melhor coisa! Outra opção, super segura (mas meio lenta) é o ônibus.

PASSEIOS
- Não deixe de visitar o SoHo, principalmente no fim de semana. Almoce no Mercer Kitchen ou no Felix Bistrô. Dias ideais: sexta (pra passear e ver as lojas com calma) e sábado (pra ver gente).
- O lugar da moda: o MeatPacking District, lá pela 14 com a 9a avenida. Muito legal tanto de dia como de noite. Principais restaurantes: Buddakan, Morimoto, Spice Market, Vento, Gansevoort Hotel.
- Se o tempo tiver bom, solzinho e céu limpo, vá ao Central Park (também de fim de semana, o melhor dia é domingo). O zôo é uma graça. O Great Lawn e o Sheep Meadows são a praia da galera. Pra perder umas calorias, dar uma volta no Réservoir (é fácil fácil, não tem como se perder) é um must e um programa super nova-iorquino.

LOJAS
- não sei em que ânimo de compras você tá. Se estiver bem a fim, não perca as mecas:
DEPARTMENT STORES: Bloomingdales, Saks e Takashimaya. PARA CASA: department stores, Crate and Barrel (favorita!) Williams-Sonoma e Pottery Barn. BED BATH AND BEYOND: se prepare. É o paraíso das "coisinhas" pra casa. Tem TUDO mas só coisas práticas, até pro uso que você nunca imaginou. Era minha loja favorita em NY. Gastei MUUUITO lá. E amei cada compra. Sugiro a da 2nd Ave . Conran: loja para casa badalada, moderninha e uma delicia para passear. LIVRARIA: Rizzoli (favorita!) e Barnes and Noble. ELETRÔNICOS: Circuit City. ESPORTES: Niketown, Sports Authority e Paragon. CDs e DVDs: Virgin Megastore e Tower Records. COSMETICOS: Sephora. Roupas de bebe: AMO a Gap Baby. Tem também a Gymboree, a The Children's Place. BRINQUEDOS: Toys R Us (na Times Square tem seção de bebes) e FAO Schwartz. SÓ NOS EUA: lojas de cacarecos tecnológicos - eu amo: Sharper Image, Brookstone e Hammacher Schlemmer. Tem também a Urban Outfitters: roupas e cacarecos pra casa super transados. Scoop: fica na 3rd Ave com a 72 mais ou menos, e vale a pena, é a loja de roupas mais descolada.
DESCONTOS: em downtown tem as duas melhores lojas: Century 21 (roupas com preços ótimos, mas vá com calma, tem MUITO pra ver e se você ficar horas na primeira arara não vai conseguir ver tudo - e nunca mais vai querer voltar lá). A e J&R é onde a galera compra eletrônicos. são os melhores preços da cidade e sempre de qualidade. Decida antes o que você quer... e chegando lá vá direto ao ponto. Outlets: nunca fui, mas quem vai geralmente acha coisas legais. Um dos mais conhecidos é o Woodbury, em New Jersey. É um passeio de dia inteiro, geralmente pra comprar várias coisas. Vá de ônibus para não se perder, ou com motorista.
CENTROS DE LOJAS: Se chover, você pode ir pro shoppingzinho que tem embaixo do Citigroup Building (tem loja de esportes, livraria, cafés e restaurantes) ou ainda pro Time Warner Center (mais novo e descolado).

Ah, os endereços? Sugiro a seção de compras de dois sites incríveis:
- Vamos Pra NY: Em Português, com o endereço de lojas sem filial ou site das redes
- New York Metro: Site da New York Magazine, tem uma ótima seção de compras (e de restaurantes, arts & entertainment... gosto muito da seção Best of NY, com os melhores em todas as categorias. A seção 1600+ Best Stores tem TUDO. Use a busca.

DICAS, DICAS, DICAS
- Ande, ande, ande, mas pare para descansar nos cafés ou até em casa/hotel pra tar inteiro à noite e no dia seguinte (LEVE TENIS/sapatos confortáveis!! De dia, prefira mochilas à bolsas). Eu AMOOOO os cafés de NY! Senta em um e veja os novaiorquinos (e os turistas) passarem. Eles são a maior atração da cidade. Aliás, no Starbucks (tem em cada esquina) você pode aproveitar pra tomar meu café favorito: capuccino de chocolate branco!!! NHAM! (White Chocolate Moccha ou só White Moccha).

ROUBADAS
Programas muito longos fora do centro, que não estejam no seu planejamento original (tipo Bronx Zoo, é lindo mas não vale a pena gastar um dia pra isso, ou os parques de diversão tipo Seven Flags). Metrô sem mapinha. Andar sem grana trocada. Andar com muita grana. Deixar de aproveitar liquidações. Comprar roupas que você nunca vai usar em liquidações. Esquecer seu casacão. Esquecer um casaco mais leve. Esquecer de levar tênis (se for o caso, não hesite - vá até a Niketown (57 com 5th Av), delicie-se e saia com um par novo embaixo do braço). Esquecer um guarda-chuvinha portátil (NAO ESQUEÇA! você vai agradecer a D-us quando cair uma mega-chuva e não tiver nenhum táxi na rua). Não reservar restaurantes. Não comprar ingresso de teatro com antecedência. Pegar taxi na hora do rush. Sente num café e espere. Melhor do que ficar de pé acenando com um monte de sacolas na mão.

Comments:
OI LUUUUUUUUUUUUu amei seu blog vou ser devoted reader....
o SIX flags eh roubada mais vale apena eh mto legal-- e tem onibus facinho pra chegar....
beijosss
 
Lea

Que orgulho ! voce escreve muito bem. É uma delicia passear pelo seu blog. As dicas ja estao na cadernetinha que embarca comigo no mes que vem.
beijos e parabens
Titia
 
Mais uma vez, depois de 12 anos de NY repito que o guia de Lea é fantastico.
 
Oi gente!

Só pra dizer que estou pesquisando dicas fresquinhas e logo o guia de Nova York será atualizado!

Beijos,

Lea
 
Olá, Adorei todas as dicas sobre Nova York, estou embarcando no dia 1 de agosto para lá pela primeira vez. Estou cheia de dúvidas, uma delas é como vou do aeroporto p o centro?? Alguém teria alguma dica??
Obrigada.
Joelma.
 
Olá Lea, parabéns pelo blog!
Como conhecedora da big apple, por acaso conhece algum meio de locomoçao do JFK até Manhattan que nao seja taxi? Pois esse encareceria muito a minha trip, na realidade estarei de passagem de SP para o Japao e aproveitarei a escala em NY para algumas compras....
Grato
Luiz
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?