13 novembro, 2006

 

Guia: São Petersburgo!

Aos poucos, vou colocar no Tripling pequenos guias que faço para amigos queridos que estão indo visitar lugares que eu já tive a sorte de conhecer. Esse é sobre a maravilhosa São Petersburgo, na Rússia, e foi escrito em maio de 2006.



- Ficar
O Grand Hotel Europe, da rede Orient Express, é um dos melhores hotéis que eu já fiquei na minha vida. Tem a aura da Rússia imperial, serviço excelente, quartos maravilhosas, 130 anos de história e localização estratégica.



- Passear
A principal artéria da cidade é a Av. Nevsky (Nevsky Prospekt). Fundamental flanar por ela durante horas. Numa transversal está a Igreja do Sangue Derramado (foto abaixo, à esq.), que tem aquelas torres lindas típicas russas, em espiral e super coloridas. Por dentro também é linda. Também tem que conhecer a Catedral de São Isaac (abaixo, à dir.). É monumental!



+ Palácios fora da cidade: eram os palácios de verão dos imperadores. Tem que ir, mesmo tendo apenas uma manhã ou uma tarde livres. O Pushkin, o Palácio de Catarina. é impressionante. O ideal é ir escoltado por um bom guia. Outro palácio lindo é o Peterhof (abaixo), cheio de fontes, que só funciona no verão.



+ Museus: são mais de 100. A cidade é super cultural, porque todos os palácios da nobreza russa viraram museus em 1917, quando começou o comunismo (que aliás, começou lá mesmo). O mais importante de todos os museus é o Hermitage, o Louvre russo, tanto pelas obras quanto pelo palácio em si (era o maior palácio dos imperadores e virou o maior museu da cidade).



+ Ópera: o antigo Kirov, hoje chamado Mariinsky, é um programão. Quando fui, a ópera em cartaz era Madame Butterfly. A progamação completa e a compra de ingressos pode ser feita pelo site.

- Comer
(vale perguntar pro concierge se os citados abaixo continuam abertos - e pedir dicas também).

Os restaurantes do hotel Grand Europe são muito bons. O café da manhã é IMPERDÍVEL (vale se informar se ele é aberto a não hóspedes), um dos melhores e mais luxuosos que eu já vi. Fui ao Chopsticks (chinês, comida ok) e ao Caviar Bar, muito recomendado para provar, claro, caviar (beluga!). Peça também para vir o vodka trolley e peça uma vodca especial (a de frutas é excelente).

Em frente à ópera Mariinsky tem um restaurante super tradicional e muito gostoso, o Lucky Shot, que serve comidas de caça, tipo alce, bisão, essas coisas. As cabeças dos bichos ficam nas paredes (!) e você pode pedir pro garçom te mostrar o bicho antes de pedir (!!!). É rústico, totalmente weird mas vale a experiência. Não peça carne de urso, é horrí­vel.
Udachny Vystrel (The Lucky Shot): Gorokhovaya Ulitsa, 3, tels 571-6949, 315-6126.

ROUBADA: O Stroganoff Yard, antigo palácio da família Stroganoff na Nevsky. A família deu origem ao famoso prato, mas o restaurante do palácio é horrível.

Dicas pinçadas na Wallpaper Navigator:

1- Prival.com: parece ser legal pra almoçar, comida tí­pica russa num ambiente que lembra a era soviética. Fica no parque Marsovo Pole, perto da Igreja do Sangue Derramado (Church on Spilled Blood).
Marsovo Pole, 7. Tel: 314-3849
2- Fasol: café-bar ao sul da Catedral de São Isaac, moderno e gostoso. Pro dia.
Gorokhovaya Ulitsa, 17. Tel 571-7454
3- Aquarel: bom restaurante, especializado em frutos do mar. Fica sobre um rio, agradável, linda vista.
Dobrolubova Prospekt, 14A. Tel 320-8600
4- Onegin: restaurante pra noite, com decoração meio carregada, barroca, mas badalado. Fica em frente a outra balada, o Opium Club.
Sadovaya Ulitsa, 11. Tel 571-8384
5- Moskva: moderno, fica no centro (um pouco mais longe), num prédio com uma puta vista da cidade. Bons peixes.
Petrogradskaya Emb., 18A, 6o andar. Tel 332-0200
6- Palkin: um palácio na Nevsky que tem galeria de arte, restaurante fino e cassino luxuoso.
Nevsky Prospekt, 47. Tel 703-5371
7- Magrib: baladinha meio árabe, na Nevsky, mas pode ser meio difícil de entrar.
Nevsky Prospekt, 84. Tel: 275-7620

- Navegar
Dois sites bons da cidade: O oficial e o guia do NY Times.

Comments:
muito legal, quase um sonho. o link do Onegin vai pra uma pagina estranha....kisssss
 
agora que eu to indo pra la, entro quase todos os dias pra ler de novo o seu guia! EEEEEE
 
Olá Lea!
Adorei a parte dos guias do teu blog. É super interessante e, melhor, útil! Estou segura de que vai gostar de minube! Já ouviste falar? Pois bem, tenho uma proposta para te fazer!! Entre em contacto comigo por favor, catarina@minube.com.

Obrigada,

Catarina
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?