19 janeiro, 2007

 

Peking Duck

Em homenagem ao meu amigo Ricardo Freire, reproduzo aqui o comentário que fiz no blog dele sobre dim sum e pato de Pequim. Mas com fotos!
PS: Riq, imperdoável que você não comeu dim sum em Hong Kong...!

Acabei de chegar da Ásia, e com certeza esses dois pratos foram os que a gente mais amou em Hong Kong: o pato laqueado e os dim sum. O pato, comemos 2 vezes. Uma num lugar bem tradicional, o Spring Deer (42 Mody Rd, Kowloon, 852/2366 4012), com toalha de mesa meio rasgada e um monte de chineses almoçando apressados. Foi saboroso, mas um pouco gorduroso demais.


O pato do Spring Deer, 1a tentativa (fotos: Shovel Time)

Aí, fomos num “chinês fino”, o One Harbour Road, no Hyatt, em Wanchai. (o nome do restaurante é, no caso, o endereço do hotel). Eu fui de nariz torcido por ser chinês de hotel, mas fiquei impressionada. Descobri que é um dos mais tradicionais e autênticos restaurantes cantoneses da cidade, fora que é lindo (reproduz uma mansão chinesa da década de 30) e a vista de Kowloon é um espetáculo.


O One Harbour Road por dentro e a vista da baía de Kowloon (fotos: Hyatt)

Começamos o almoço pelos dim sum, deliramos! Muuuuito leves! E saborosos! (Riq explica o que é dim sum: "bolinhos feitos no vapor com recheios variados, típicos da região de Cantão e normalmente consumidos no café da manhã e no almoço"). Gostamos tanto que… marcamos o jantar NO MESMO RESTAURANTE para experimentar o Peking Duck! Isso porque descobrimos que precisava “reservar o pato” com antecedência. Dito e feito, horas depois estávamos ali novamente. O maître mal acreditou.

Valeu muito a pena! O pato era simplesmente fantástico, delicado mas super saboroso, com gordura na medida, aquela casquinha crocante e a carne suculeeeeeenta… ai! Quero um já!!! :o) Vale contar o ritual: o garçom traz o pato inteiro pra mesa, “apresenta”, depois corta a pele em xadrezinho e serve, uns dois ou três pedaços finos de cada vez.



Aí, na mesa, você junta com fatias finíssimas de pepino cru e cebolinha, um molho denso e doce de ameixa, e enrola nas panquequinhas (que vêm numa caixinha de bambu que nem as dos dim sum) e nhac… Um delírio. Sem contar a vista, fantástica tanto de dia quanto de noite, e a louça, talvez os pratos mais bonitos que eu já vi.



Comments:
Nham!
 
Prezada Nova Amiga Lea

Fantástico o seu blog, muitas informações legais, com certeza vai dar certo seu futuro job...

Adorei as fotos do lugar que vc vai passar o carnaval, vou me informar mais...

Fiquei tão empolgado com seu blog, que vou cutucar meus amigos para voltarmos a escrever no nosso blog (Gilson um deles!)... quando vc não tiver absolutamente nada, mas nada mesmo para fazer e quiser dar umas risadas, acesse nosso blog www.provocando.com.br, lá postamos muitos de nossos textos críticos e "filosofias do cotidiano" (uma excrescência já na expressão)... juntamos um advogado, um designer, um publicitário e um engenheiro e discutimos diversos assuntos, vou falar para eles que precisamos de uma jornalista com o seu talento...

Um grande abraço!!!!!!!!!!!
 
lu, fiquei com fome, serio. to aqui no trabalho lendo tudo isso e me deu vontade de comer dim sum no hyatt... tortura....ahhhhhh
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?