23 julho, 2007

 

Hummm... Dim sum

Hoje fui bombardeada por notícias de dim sum. Hã? São aqueles pasteizinhos chineses feitos no vapor (os originais são servidos em caixinhas de bambu), pra comer de palitinho. No Japão (e nos restaurantes japoneses brazucas) os dim sum são chamados gyozas - mas estes são, na maioria das vezes, fritos. Nos EUA, o genérico é chamado dumpling. Os dim sum mais sofisticados têm diversos molhos pra você mergulhar, além de shoyu. Nos restaurantes mais tradicionais, eles vêm em carrinhos, pra você escolher na hora, e são geralmente degustados no café da manhã (!) ou almoço.


Dim Sum do carioca Mr Lam - foto: site Mr Lam

Voltando ao bombardeio. Logo de manhã, acessei o
blog do Rafael Lessa no Viaje Aqui. O post do dia era sobre... dim sum em Nova York. Ele sugere o Mandarin Court, em Chinatown, para ótimos exemplares sino-novaiorquinos.


Mandarin Court - foto: NY Times

Aí me lembrei de um lugar da moda, bonitão, que abriu faz mais ou menos um ano no NoHo (ao norte do SoHo), a
Chinatown Brasserie. Boa opção pro verão, tem lugar pra sentar fora e mais de 30 opções de dim sum, sob responsabilidade de um chef devotado exclusivamente ao preparo da iguaria. Segundo o Ny Times, a pedida imperdível é o dim sum de pele de peixe (pense em salmon skin...)
Obs: a Chinatown Brasserie é do mesmo cara que publica minha revista favorita, a City, que além desta casa também tem os restaurantes Lure e Lever House.



Chinatown Brasserie - foto: Ny Times


Dim Sum e outras porções da Chinatown Brasserie - foto: Ny Times

Daí, abro meu e-mail e recebo a notícia que o carioca-com-filial-paulistana
Nam Thai instituiu o brunch de dim sum aos sábados, com nove opções. Yes! Deve ser a única opção de almoço de dim sum em Sampa (talvez haja outras na Liberdade...). A boa notícia pra quem quiser provar um na próxima refeição é que há no cardápio normal da casas a opção com 6 pasteizinhos, um diferente do outro.


Nam Thai - foto: site Nam Thai


Dim Sum do Nam Thai - foto: site Nam Thai

Logo lembrei dos melhores dim sum que já comi na vida (no restaurante One Harbour Road, em Hong Kong - leia aqui) e dos últimos que comi, no Mr Lam, mais pertinho, no Rio.

A conclusão desse bombardeio em forma de pastelzinho é... uma vontade incontrolável de comer um AGORA!


Comments:
Lea,
No blog do Marcelo Katsuki há uma indicação de Dim Sum na Liberdade. Ainda não fui conferir mas se vc tiver curiosidade está aí:

http://marcelokatsuki.folha.blog.uol.com.br/arch2007-01-21_2007-01-27.html
 
De vagarinho os Dim Suns estão invadindo os Blogs...

O Blog de São Paulo tem também um post sobre o Jambo e seus Dim Suns.

Duro é manter o regime.

Um abraço
 
Fiquei deprimida de ler sobre todas essas novidades e nao conhecer nenhuma. fome. fome. beijos. Emy
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?