30 janeiro, 2007

 

Guia: Porto Alegre

Taí o primeiro guia de um lugar que eu ainda não conheço: Poa. Feito exclusivamente a partir das dicas da porto-alegrense paulistana Lina Brochmann. Valeu, Lina!

- O por-do-sol no Rio Guaíba é o cartão postal, o símbolo da cidade, é lindo!! Recomendo tirar uma foto no Cais do Porto (lá, no verão, anoitece bem tarde, quase 21hs) .



- A cidade tem uma cultura muito legal de parques - é o programa tradicional de sábado e domingo para encontrar amigos, tomar chimarrão, paquerar. Rola um clima tipo de praia: pessoal fazendo esporte, sentado em canga, fazendo social... o "Parcão" fica no bairro Moinhos de Vento, que é um dos bairros mais elitizados, a "Redenção" (oficialmente Parque Farroupilha) fica numa região mais antiga da cidade, perto do centro. Pessoal mais bicho-grilo freqüenta lá. Tem também algumas praças que lotam de gente jovem... Lairi Guerra, Por do Sol e Encol são alguns exemplos.




- Uma coisa bem legal é a vida náutica da cidade.
Porto Alegre tem alguns clubes náuticos (Veleiros e Jangadeiros são dois exemplos, ficam na zona sul) e tem muita gente que veleja, anda de jet ski, barco e lancha. A parte mais legal na minha opinião é a Ilha da Pintada e Ilha das Flores. São ilhas na Grande Porto Alegre no Rio Guaíba) onde o pessoal tem casa de final de semana (algumas pessoas moram lá). As casas são lindas, enormes, super astral! E tem algumas Marinas onde o pessoal deixa barco para passear nos finais de semana - as mais legais são Marina Datelli e Ski Club.



- A rua Padre Chagas, no bairro Moinhos de Vento, é super badalada, cheia de restaurantes, bares e lojas (para os paulistanos: uma mistura entre Oscar Freire e Amauri). Sugiro conhecer o Z Café. Essa região da cidade é freqüentada basicamente pelos bacanas e pelas patricinhas.




- Cidade Baixa é o bairro mais alternativo, com uma vida noturna bem intensa, bares GLS, música boa, lugares cult, etc. Lá tem o Guion que é um "shoppingzinho" com lojinhas, boates e um cinema cult - point GLS. Na Cidade Baixa tem vários lugares tradicionais da vida noturna de Porto Alegre.

- Restaurantes bacanas que eu lembre: Chez Philippe (francês), Koh Pee Pee (tailandês), Copacabana (tradicional), Barranco (a melhor churrascaria, na minha opinião - simples, sem rodízio), e Le Bateau Ivre (francês).
(para mais opções, vale dar uma olhada no guia Melhor da Cidade, da Vejinha Porto Alegre).

Fotos: Gilberto Simon / Wikipedia

19 janeiro, 2007

 

Peking Duck

Em homenagem ao meu amigo Ricardo Freire, reproduzo aqui o comentário que fiz no blog dele sobre dim sum e pato de Pequim. Mas com fotos!
PS: Riq, imperdoável que você não comeu dim sum em Hong Kong...!

Acabei de chegar da Ásia, e com certeza esses dois pratos foram os que a gente mais amou em Hong Kong: o pato laqueado e os dim sum. O pato, comemos 2 vezes. Uma num lugar bem tradicional, o Spring Deer (42 Mody Rd, Kowloon, 852/2366 4012), com toalha de mesa meio rasgada e um monte de chineses almoçando apressados. Foi saboroso, mas um pouco gorduroso demais.


O pato do Spring Deer, 1a tentativa (fotos: Shovel Time)

Aí, fomos num “chinês fino”, o One Harbour Road, no Hyatt, em Wanchai. (o nome do restaurante é, no caso, o endereço do hotel). Eu fui de nariz torcido por ser chinês de hotel, mas fiquei impressionada. Descobri que é um dos mais tradicionais e autênticos restaurantes cantoneses da cidade, fora que é lindo (reproduz uma mansão chinesa da década de 30) e a vista de Kowloon é um espetáculo.


O One Harbour Road por dentro e a vista da baía de Kowloon (fotos: Hyatt)

Começamos o almoço pelos dim sum, deliramos! Muuuuito leves! E saborosos! (Riq explica o que é dim sum: "bolinhos feitos no vapor com recheios variados, típicos da região de Cantão e normalmente consumidos no café da manhã e no almoço"). Gostamos tanto que… marcamos o jantar NO MESMO RESTAURANTE para experimentar o Peking Duck! Isso porque descobrimos que precisava “reservar o pato” com antecedência. Dito e feito, horas depois estávamos ali novamente. O maître mal acreditou.

Valeu muito a pena! O pato era simplesmente fantástico, delicado mas super saboroso, com gordura na medida, aquela casquinha crocante e a carne suculeeeeeenta… ai! Quero um já!!! :o) Vale contar o ritual: o garçom traz o pato inteiro pra mesa, “apresenta”, depois corta a pele em xadrezinho e serve, uns dois ou três pedaços finos de cada vez.



Aí, na mesa, você junta com fatias finíssimas de pepino cru e cebolinha, um molho denso e doce de ameixa, e enrola nas panquequinhas (que vêm numa caixinha de bambu que nem as dos dim sum) e nhac… Um delírio. Sem contar a vista, fantástica tanto de dia quanto de noite, e a louça, talvez os pratos mais bonitos que eu já vi.



 

A melhor queijadinha da cidade...

...é a da Banca Minoru, que aliás é a melhor loja do Shopping Iguatemi (e talvez do Market Place, onde fica a filial). Não conhece? Fica no térreo, passando o Pão de Açúcar e aquele pedaço que tem a Kyron e o Spa do Pé. Uma banca-empório com várias delícias caseiras, castanhas de todos os tipos, balas de gelatina... e a melhor queijadinha que já comi fora do Guarujá: molhadinha e cheia de furinhos. Peço desculpas pela foto fora de foco... mas a vontade de devorar era muita!



Vá lá:
BANCA MINORU:: 3815-4178 (Shop. Iguatemi) - 5041-5710 (Shop. Market Place)

18 janeiro, 2007

 

Neste Carnaval, vou para o paraíso

Um segredo brazuca guardado a sete chaves. Tente adivinhar...
(Não tá fim? Ok, então clique aqui).


15 janeiro, 2007

 

O bandejão do Google

Deu na New York Magazine:
O bandejão do Google em NY da um banho nos "cafeterias" dos concorrentes.



Diz a revista: "taí a explicação para como eles conseguem bolar aqueles logos bacanas nos feriados americanos..."

Trata-se do novo escritório do google em Manhattan, lá no sul da ilha, no Port Authority.
Dá só uma olhada no cardápio...

Raw
Zucchini Pasta Marinara
Soft Tacos With Fresh Tomato Salsa
Beetroot-Marinated Tofu With Chile Scallion Glaze
Tempeh, White Beans, Tomato, Basil

Antipasta
Roast Butternut Squash With Cinnamon and Sage
Roast Eggplant
Roast Red Peppers
Grilled Chicken With Roast Apples and Curried Cashews

Chelsea Grill
Grilled Hanger Steak
Sauce Bordelaise
Pomme Frites
Sautéed Spinach, Garlic, Shallots, and Extra-Virgin Olive Oil

Home
(French theme)
Cassoulet, Toulouse Style
Beef Bourguignon
Pommes Gratinee
Byaldi

East
(Indian theme)
Braised Mangalore Salmon in Coconut Milk
Curried Chicken Legs With Potatoes and Tomatoes
Fried Chickpea Salad
Curried Organic Fingerling Potatoes

Earth and Water
Wild Striped Bass en Papillote


10 janeiro, 2007

 

Carnaval foodie

Uma ótima opção para um Carnaval gourmet (bem longe da folia) é o evento Masters of Food and Wine, que acontece entre 15 e 18 de fevereiro em Mendoza, principal região de vinhos da Argentina (e um dos mais belos cenários do país).



São quatro dias de visitas diárias às principais vinícolas (cada uma com suas degustações, claro), almoços, jantares e aulas com chefs de várias partes do mundo (incluindo o francês brazuca Emmanuel Bassoleil, o argentino Fernando Trocca, do ótimo Sucre, de Buenos Aires e Francis Mallman, o superchef do restaurante 1884, o melhor da região). A hospedagem oficial é o hotel-cassino Park Hyatt Mendoza - muitos dos chefs convidados são de restaurantes da rede Park Hyatt na América do Sul, Estados Unidos, França, Brasil e Japão.



Pra fechar o evento, um jantar de gala da revista Wine Spectator, a Bíblia do setor. Quem vende o pacote por aqui é a ótima agência Nob Hill. Eles incluem no pacote 3 noites no Park Hyatt de Buenos Aires, com volta na quarta-feira de cinzas, 21/2.


08 janeiro, 2007

 

Nam. Vietnam. Made in Manhattan

Uma das últimas novidades na cena gastronômica de Nova York é o restaurante asiático-vietnamita Mai House, no número 186 da Franklin Street em TriBeCa. Do mesmo grupo que gerencia o Nobu, é, segundo o NY Times, mais surpreendente, marcante e cheio de nuances do que outros asiáticos menos inspirados da ilha.



O jornal cita pratos como sopa de camarões e inhame, salada de carne com pomelo e "clay pot chicken" (algo como frango na panela de barro). O forte, segundo o Times, não são as sobremesas. Melhor optar pelo também novo Tribeca Treats, no 94 da Reade Street.

 

Que venham os feriados!

Do site Viaje Aqui, post do Ricardo Freire sobre os feriados de 2007:

Todos os feriadões levam a Buenos Aires





Você eu não sei – mas a primeira coisa que eu faço quando abro a agenda nova é ver quando caem os feriados do ano que começa.

Se você também é um feriadólatra, trago boas notícias: o índice de aproveitamento de feriados de 2007 é talvez maior dos últimos tempos. Só dois (um deles, restrito ao Rio de Janeiro) caem no fim de semana.

Aí vai então o material de construção organizadinho para os fazedores de ponte:

20 de janeiro, São Sebastião (feriado municipal no Rio), cai num sábado – lamento. Em compensação, 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, cai numa quinta.

A sexta de carnaval é dia 16 de fevereiro.

Sexta-feira santa, 6 de abril.

21 de abril, Tiradentes, cai no sábado. É o único feriado nacional desperdiçado. (Mas ano que vem vai cair na segunda.)

Os cariocas têm mais sorte: 23 de abril, São Jorge (feriado municipal no Rio), cai na segunda. (Adoro feriados na segunda.)

1º. de maio, Dia do Trabalho, cai na terça. Para quem pode emendar, é o primeiro feriado nacional de 4 dias do ano (tirando o Carnaval, claro).

Corpus Christi, que sempre cai na quinta, este ano acontece dia 7 de junho.

9 de julho (feriado estadual em São Paulo), este ano cai na segunda.

E os feriados trigêmeos, 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro, que sempre caem no mesmo dia da semana? Esse ano caem todos na... sexta-feira! (É bom aproveitar, porque ano que vem os três vão cair no domingo.)

Ainda em novembro vai acontecer O MAIOR MEGAFERIADÃO DOS ÚLTIMOS 507 ANOS. É que 15 de novembro, Proclamação da Repúbica, vai cair numa quinta, e 20 de novembro, Dia da Consciência Negra (feriado em Rio e São Paulo), vai cair numa terça. Para quem pode, são 6 dias de pés para o alto.

Finalmente, as vésperas de Natal e Ano Novo vão cair na segunda-feira.

Ou seja: os cariocas têm 12, e os paulistanos, 13 belas oportunidades para aproveitar o real valorizado na Argentina.

Não vá dizer que eu não avisei a tempo...



postado em 07/01/2007

 

Em 2007, prometo...

1) Atualizar o Tripling com mais freqüência
2) Rechear a seção guias com textos sobre Barcelona, Berlim, Jeri, Praga, Noronha, Budapest, Rio, Aspen
3) Fazer um belo post sobre minha última viagem - Hong Kong, Angkor Wat, Bangkok, Phuket (abaixo as primeiras fotinhos)
4) Rechear a seção listas com rankings de pousadas, praias, restaurantes e destinos

Ufa!

Acho que só essas quatro resoluções já vão me dar um trabalhão...


À esquerda, templo em Bangkok. À direita, templo em Angkor Wat.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?